Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

ARTIGO PRESIDENTE DA FETRACOM: O ócio dos que vivem em lazer

cropped-fetracom.png

ARTIGO PRESIDENTE DA FETRACOM: O ócio dos que vivem em lazer

Foi publicado nesta quarta-feira, 21, o artigo do presidente da FETRACOM GO/TO no site nacional da Força Sindical.

Veja o texto na íntegra:

O ócio dos que vivem em lazer

Há poucos dias lembrei  de uma citação do século 19 bem atual nas relações entre política, interesses e trabalho na atualidade neste País: “Quase todos os esforços humanos se dirigem, não a redução da carga do trabalhador, mas a tornar mais agradável o ócio dos que já vivem em lazer”. A frase é do escritor russo  Liev Tolstoi, que no século XVIII questionava as contradições das condições de vida da sociedade burguesa da época e a pobreza dos trabalhadores.

Bem, vamos começar por dois pontos cruciais na vida de pelo menos 80% dos moradores desse País desde a roça até a cidade: Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista. A primeira atinge algo que ultrapassa os 65 milhões de pessoas, enquanto que a outra abrange 38 milhões de trabalhadores.

 Portanto, são mais de 100 milhões de pessoas atingidas diretamente. Pais e mães de família, além de jovens que sentem-se perdidos diante de tantas fórmulas mágicas para “reduzir déficit” e “modernizar relações” . E como entrada uma lei da terceirização aprovada diante dos interesses de parlamentares em detrimento a opinião das várias partes envolvidas no processo.

Ultrajes sucessivos em nome do fortalecimento de poucos e esmagamento da massa. A pirâmide está invertida em função do “ ócio dos que já vivem em lazer ”. Para o executivo a fórmula é simples. Aprova-se tudo como pensam os burocratas e se algo der errado, serão feitos novos estudos. Isso é falácia se o maior prejudicado for o cidadão comum.

Enquanto isso, a carga do trabalhador pesa em seus ombros. É o País dos esforços para desmerecer quem paga impostos.

Eduardo Amorim – Presidente da FETRACOM GO/TO e Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (SECEG)

 

Facebook
Twitter
LinkedIn