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Comércio aposta em setembro

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Comércio aposta em setembro

Setembro é um mês sem datas de forte apelo comercial. Mas neste ano a expectativa do comércio varejista é de aumento nas vendas. O motivo de maior otimismo é a injeção de recursos com o início da liberação de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de cotas do Programa de Integração Social (PIS), conforme a Medida Provisória 889/2019, e também o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), iniciado no dia 26.

 

Além disso, será realizada pela primeira vez a Semana do Brasil, de 6 a 15 de setembro, criada pelo governo federal com apoio da iniciativa privada, visando impulsionar a economia. Aliada ao apelo cívico da data, a proposta é oferecer descontos e promoções.

 

Gerente de Negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia, Dina Marta Correia Batista explica que a divulgação desta primeira Semana do Brasil foi feita já bem perto da data, por isso não foi possível verticalizar a programação, com ações mais coordenadas. Porém, ela observa que empresas e empreendedores de qualquer porte podem participar se cadastrando para ter acesso ao selo e ao manual de identidade visual da campanha.

 

“Essa semana foi idealizada porque temos datas comemorativas em praticamente todos os meses e setembro pode ser um mês mais forte também no comércio, como mês da Pátria, oferecendo vantagens ao consumidor”, avalia Dina Marta.

 

No ano passado, a liberação de recursos do PIS provocou reação positiva tanto na redução da inadimplência quanto no aumento de vendas, lembra Dina Marta, que estima um faturamento até 7% maior nos próximos 30 dias em relação a setembro do ano passado.

 

Em todo o País, os saques do FGTS e do PIS para este ano podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 30 bilhões para a economia – R$ 28 bilhões do FGTS e R$ 2 bilhões do PIS. Já a antecipação da primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas do INSS representará uma injeção de R$ 21,9 bilhões na economia ainda neste terceiro trimestre.

 

“Todo recurso novo que entra na economia, sempre chega ao varejo”, comenta Marcelo Baiocchi, presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), embora considere que os valores liberados pelo governo federal sejam “muito pulverizados”. Ele acredita que os comerciantes podem aproveitar as comemorações da independência para movimentar os negócios.

 

“Só de haver crescimento, e esperamos de 3% a 5% em setembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, já é algo muito positivo”, ressalta Marcelo.

 

otimismo

A empresária Karlla Fleury Soares Araújo, dona da loja de roupas infantis Cara de Anjo, no Shopping Cerrado, que aderiu à Semana do Brasil, está bastante otimista. Ela conta que vai decorar a loja em verde e amarelo e colocará peças em promoção, “com descontos de até 40%”, durante toda a semana.

 

Sócia-proprietária do Supermercado Cerrado, Débora Tavares Vieira de Oliveira também acredita em melhores vendas. “Vamos ter ação no Instagram, divulgando a cada dia um selo promocional de desconto de um produto, fazer decoração com balões verde e amarelo, além de promoções com ofertas diárias anunciadas na loja.”

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