Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

Meio milhão a mais de trabalhadores passaram a ganhar um salário mínimo por mês

cropped-fetracom.png

Meio milhão a mais de trabalhadores passaram a ganhar um salário mínimo por mês

Quase 2 milhões de trabalhadores brasileiros passaram a ganhar até um salário mínimo nos últimos quatro anos. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, em relação ao terceiro trimestre de 2019.

A retomada lenta do emprego e a abertura de vagas de menor remuneração ajudam a explicar o aumento entre os que passaram a ganhar até R$ 998 por mês, que era o salário mínimo do ano passado.

Matéria publicada pelo Estadão compara o ano de 2014, início da recessão, com o ano passado.

O número impressiona: meio milhão a mais de trabalhadores passaram a ganhar, no máximo, um salário por mês. No trimestre encerrado em setembro do ano passado, eram 27,3 milhões de pessoas recebendo até um salário, um terço do total de trabalhadores do País.

Para a economista da consultoria IDados Ana Tereza Pires, que compilou os dados de emprego do IBGE, a pedido do Estado, muito dessa expansão ocorreu pela explosão da informalidade nos últimos anos. “Sem a estrutura básica que os empregos de carteira assinada oferecem para os trabalhadores, os informais ficaram expostos a condições piores e baixas remunerações”, diz.

Facebook
Twitter
LinkedIn