Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

Inflação desacelera a 0,29% e tem menor janeiro desde Plano Real

cropped-fetracom.png

Inflação desacelera a 0,29% e tem menor janeiro desde Plano Real

O fim da cobrança adicional na conta de luz conseguiu compensar a alta no preço dos alimentos e transportes no primeiro mês do ano, e a inflação oficial do país desacelerou em janeiro.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,29%, 0,15 ponto percentual abaixo do 0,44% de dezembro, divulgou o IBGE nesta quinta-feira (8). Em janeiro de 2017, a taxa foi de 0,38%.

Este foi o IPCA mais baixo para um mês de janeiro desde a criação do Plano Real, em 1994.

No acumulado em 12 meses, o índice foi para 2,86%, após o ano passado ser marcado pela inflação abaixo do piso da meta, em 2,95%, algo que não ocorria desde a criação do sistema de metas de inflação em 1999.

O resultado do mês passado veio abaixo da expectativa do mercado, que era de alta mensal de 0,4% e de 2,98% em 12 meses, segundo analistas ouvidos pela agência Bloomberg.

Quase todos os grupos analisados registraram alta em janeiro deste ano, com exceção de habitação (-0,85%) e vestuário (-0,98%). 

A maior variação foi para o setor de transportes, que subiu 1,1% impulsionado, principalmente, pelos combustíveis, que variaram 2,58%. A gasolina, com alta de 2,44%, teve o maior impacto individual no índice do mês. O etanol subiu 3,55%.

Apesar disso, o segmento registrou desaceleração na taxa de crescimento dos preços de dezembro, quando subiu 1,23%. Isso se deu, principalmente, devido às passagens aéreas, que passaram de alta de 22,28% em dezembro para queda de 1,35% em janeiro deste ano.

O segmento de educação também teve alta, de 0,22%, devido à volta às aulas, o reajuste das matrículas e os gastos com material escolar.

EM CASA

Se em 2017 os alimentos tinham dado alívio no bolso, devido ao fenômeno da super safra, que garantiu boa produtividade no campo no primeiro trimestre, no início deste ano os alimentos aceleraram e registram alta de 0,74% —ante crescimento de 0,54% em dezembro.

Entre os itens, destaque para o tomate, com alta de 45,71%, e a batata-inglesa, que subiu 10,85%. "Em novembro, a colheita do tomate foi antecipada por questões climáticas. Com isso, em janeiro houve redução da oferta e, consequentemente, alta nos preços", explica Fernando Gonçalves, gerente da pesquisa.

No grupo habitação, a queda foi impulsionada pela conta de luz, que ficou, em média, 4,73% mais barata em janeiro, graças ao fim da bandeira tarifária vermelha 1, que vigorava até dezembro e impunha cobrança adicional de R$ 3 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

O gás de botijão, que também teve reajuste para cima nos últimos meses do ano passado, baseado em uma nova política da Petrobras, apresentou queda de 0,32% em janeiro. No último dia 19, a Petrobras anunciou a redução de 5%, nas refinarias, no preço do gás de cozinha vendido em botijões de 13 kg.

O IPCA, calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e Brasília.

Facebook
Twitter
LinkedIn