Saldão de Natal: Consumidor está mais cauteloso

Começou a temporada de saldões de fim de ano nas lojas e shoppings de Goiânia, que anunciam descontos de até 70% nos preços de seus produtos. Mas, este ano, o consumidor está conferindo essas promoções com mais cautela, checando se os descontos anunciados são verdadeiros e valem mesmo a pena. Os órgãos de defesa do consumidor alertam que muitos lojistas costumam elevar os preços de seus produtos para depois anunciarem descontos maiores que os reais.

Mesmo se tratando de um período de promoções, o Procon Goiás alerta que é muito importante que o consumidor compare os preços antes de comprar, inclusive em empresas que não vendem os produtos com preços de liquidação. A compra de um produto em promoção requer cuidados redobrados (veja quadro), pois as lojas não costumam fazer trocas.

PARECE, MAS NÃO É

Para a administradora de empresas Marília Camilo Pereira Lopes, que deixou para comprar alguns produtos após o Natal para aproveitar as liquidações e pagar menos, muita coisa que parece não é promoção de verdade. Por isso ela fica muito atenta e só compra o que vale mesmo a pena. Para ela, o preço da liquidação não está baixo, apenas mais dentro da realidade. “Agora, o preço está mais real porque antes estava tudo muito alto”, argumentou. Marília reclamou da dificuldade para trocar alguns presentes de Natal por falta de numeração. “Já fui em dois shoppings e não consigo trocar”, contou.

A administradora Thaísa Devos Ganga está disposta a aproveitar a promoção dos shoppings se encontrar produtos cujos preços realmente valem a pena. Segundo ela, alguns produtos de uso pessoal podem ficar para depois do Natal, mas sem exageros. “Não vale a pena comprar por comprar, só porque está barato e se endividar”, aconselha.

Com as liquidações, os lojistas tentam manter o bom volume de vendas do Natal. O Flamboyant Shopping Center iniciou ontem seu tradicional Saldão de Natal e o Goiânia Shopping realiza o Bazar pós-Natal. Ambos vão até amanhã, dia 29.
A vendedora da Cellini Joalheiros, Josiane Batista, garante que a loja está vendendo muitos produtos com descontos de 50% em relação à promoção de Natal. “A expectativa é vender igual ou mais que no Natal e fechar o ano com chave de ouro”.

Na Eckzem, de acordo com a gerente Cynthia Lima, os descontos ultrapassam os 50% em relação ao preço de etiqueta. Além disso, a pessoa ainda pode parcelar as compras em até cinco vezes sem juros no cartão ou crediário. “O dia começou com um bom movimento”, afirmou.

ATENÇÃO

Mas o consumidor precisa ficar atento, pois uma loja de artigos esportivos anunciava alguns pares de tênis por R$ 99, preço que já era cobrado antes do Natal. Em uma loja de roupas masculinas, os preços caíram pouco: cerca de 10% apenas. Além disso, nem todas as lojas dos shoppings aderiram aos saldões.

Na loja de roupas íntimas Scala, a gerente Aline Tavares garante que os preços foram reduzidos em 50%. Segundo ela, o objetivo é vender a coleção antiga para abrir espaço para a nova, que chega no próximo mês de março. “As vendas de Natal foram boas, mas o pós-Natal deve ser ainda melhor”, prevê.

Na chocolateria Cacau Show, na compra de três panetones trufados, o primeiro sai por R$ 42,90, o segundo por R$ 36,90 e o terceiro por R$ 29,90. O preço normal é 42,90. Na loja de roupas Kaya, todo o estoque está custando entre R$ 9,90 e R$ 99,90. A vendedora responsável Joice de Oliveira afirma que peças de R$ 299 e R$ 199 tiveram o preço reduzido para R$ 99,90 e era possível encontrar camisetas regatas por até R$ 9,90.

Segundo ela, a promoção deve ajudar a desovar o estoque para a chegada da nova coleção. Mesmo com preços menores, Joice acredita que é mais difícil vender durante a promoção, quando o cliente tem mais tempo para escolher e fica mais exigente.
A gerente da loja de acessórios Raquel Pires, Aparecida Santos, também assegura que os descontos chegam a 50%. O objetivo, afirma, é reduzir o estoque para abrir espaço para a nova coleção, que chega em meados de janeiro. “Nossa meta é vender tão bem ou melhor que no Natal, que já foi muito bom”, avisa.

A loja Datelli anuncia descontos de até 70% em sua coleção anterior. A coleção atual começa a ser liquidada em janeiro. O gerente Pedro Marques lembra que o cliente ainda pode parcelar as compras em até seis vezes sem juros.

A Marisa, rede de varejo de moda feminina, realiza a promoção Grandes Remarcações, prometendo descontos de até 50%. A promoção, válida para todas as lojas da rede e para a loja virtual (www.marisa.com.br), vai até o dia 7 de janeiro.

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