O Tribunal Superior do Trabalho se destacou em vários itens da Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação dos Usuários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com percentuais maiores do que a média geral do Judiciário.
A enquete foi feita com advogados, do setor público e da iniciativa privada, e, principalmente, partes dos processos, apontando uma satisfação maior com o TST em temas como no prazo para a conclusão dos processos, interesse em atender o público, acesso à informação (internet, protocolo integrado, correio, etc) e facilidade de encaminhar sugestões, denúncias e reclamações.
A pesquisa do CNJ foi realizada em setembro do ano passado, com objetivo de mapear os desafios da Justiça no país, e, com isso, contribuir para a elaboração das diretrizes do órgão. A enquete contou com a participação de 26.750 pessoas. Desse total, 1.080 (5,8%) avaliaram o TST, sendo 77.5% de partes em processos. Os outros 22,5% foram advogados, estagiários de Direito e membros da advocacia pública.
Numericamente, o TST teve um destaque maior nas respostas de questões como a pontualidade das realizações de audiências, com índice satisfatório de 53,4%, enquanto a média geral é de 37,3%, na atenção e interesse em atender, com 51,2% contra 39,3%, e na adaptação das instalações físicas para pessoas com deficiências, 69,4% contra 54,6%.
Acesse aqui uma análise dos dados referentes ao Tribunal Superior do Trabalho, com comparações, gráficos e tabelas.