O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) iniciou nesta segunda-feira, 26/8, a 3º Semana Nacional da Execução Trabalhista e já realizou o primeiro acordo. A Semana é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em todos os TRTs do Brasil e está sendo realizada de hoje a sexta-feira, 30/08.
A campanha do TRT de Goiás tem como tema o futebol, assunto de grande apelo e identidade popular, com o slogan “Copa da conciliação – Entre em campo e faça um gol na Justiça do Trabalho”. Um prédio com cinco salas de audiência foi preparando especialmente para receber trabalhadores, empregadores e advogados.
A primeira conciliação do dia resultou em acordo. A audiência foi conduzida pelo juiz Israel Adourian e teve o acordo celebrado no valor de R$ 20 mil. A quantia é referente a verbas rescisórias e horas extras devidas a um trabalhador da empresa Escudo Vigilância e Segurança. “Estou feliz em realizar o acordo e sair daqui com o meu problema resolvido”, ressaltou o obreiro, Karlos Chapadense, que considerou o resultado da conciliação satisfatório.
Participam da Semana Nacional da Execução do TRT de Goiás as Varas do Trabalho da capital e do interior e o agendamento das audiências conciliatórias pode ser feito pelo site do Tribunal ou pelo telefone (62) 3901-3397/3398. Já estão agendadas cerca de 700 audiências, 250 só na jurisdição de Goiânia.
A expectativa é que se atinja pelo menos 60% de acordo nos processos colocados em pauta. A conciliação é uma forma de solucionar conflitos trabalhistas e especialmente assegurar que o trabalhador receba as verbas a que tem direito e já foram reconhecidas por decisão judicial.