Copa do Mundo derruba atividade de lojas, diz Serasa

O menor número de dias úteis e os expedientes mais curtos de junho por causa da Copa do Mundo derrubaram a atividade do comércio varejista em 3,2% na comparação com maio, informou a Serasa Experian. Em maio, o movimento do varejo havia subido 0,6%.

Na comparação com junho do ano passado, houve aumento de 0,7% na atividade, alta bem inferior aos 5,2% de maio, também na comparação anual. Agora, no acumulado do ano, o varejo tem alta de 3,6% sobre o mesmo período do ano passado.

A Serasa Experian cravou que a redução observada em junho “deve-se ao impacto da realização da Copa do Mundo, que provocou a decretação de feriados em algumas das cidades-sede, bem como a redução do expediente do comércio, gerando redução do volume de negócios para a maioria dos segmentos”.

Além disso, outros fatores como elevação da taxa de juro, baixo índice de confiança do consumidor e incertezas em relação à economia, também contribuíram para a menor aceleração, segundo a Serasa. Só o segmento que agrupa tecidos, vestuário, calçados e acessórios ficou estável em junho. Todos os outros tiveram queda.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn