O Procon Goiás notificou, na tarde de segunda-feira (6/1), o Shopping Flamboyant por conta do elevado reajuste no preço do estacionamento do centro de compras.
Conforme foi informado pelo órgão, a empresa tem o prazo de cinco dias para apresentar o regulamento referente à cobrança, a justificativa para alteração do preço e fixação dos valores, bem como as medidas adotadas para informar previamente os consumidores sobre a mudança.
Desde o dia 1° de janeiro, o tempo de permanência no Flamboyant é cobrado por minuto. Assim, o período de três horas, que antes custava R$ 4,50, passou a custar R$ 8,40. O aumento resultou na revolta dos clientes, que foram para as redes sociais criticar o shopping.
Mas não foi só o Flamboyant que alterou o preço do estacionamento. Os shoppings Araguaia, Goiânia e Buriti também aumentaram, cada um, R$ 0,50 no valor inicial de permanência no local.
Como o Flamboyant, os outros três shoppings também serão notificados e terão o mesmo prazo para justificar o reajuste. Assim que a documentação exigida for entregue, será feita uma análise por técnicos da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor para constatar se o aumento foi ou não abusivo, como muitos clientes afirmam.
O argumento usado pela maioria dos consumidores é o fato de outros shoppings da capital manterem o preço antigo na tabela do estacionamento, como é o caso, por exemplo, do Portal. Há também o mais novo centro de compras da capital, o Passeio das Águas Shopping, que ainda não cobra estacionamento dos clientes.
Depois dos reajustes já anunciados, os shoppings Bougainville, Banana e Buena Vista já estudam novas tabelas de cobrança, mas os valores ainda não foram anunciados.