A importância da Vitamina D, com a Cardiologista Claudinelli Aguillar

A Vitamina D é um fundamental ao bom funcionamento do corpo humano, sendo sempre lembrada na prevenção de gripes e de resfriados, mas a sua importância é ainda muito maior do que isso. A Vitamina D participa ativamente da formação óssea e odontológica na infância, do metabolismo do cálcio, ao longo de toda a vida e tem, ainda, papel importante no tratamento da Fraqueza Muscular, da Psoríase, da Asma e até das Doenças Cardiovasculares. Estudos indicam que 80% dos adultos sofrem com a deficiência dessa vitamina, pela baixa exposição ao sol. Para resolver o problema, vale lançar mão da suplementação, tudo sob orientação profissional. É o que esclarece a Cardiologista Claudinelli Aguillar, pós-graduada em Nutrologia, pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e em Acupuntura pela Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (SMBA).

Boa Vida Online – Por que a Vitamina D é tão importante para o organismo humano?

Dra. Claudinelli Aguilar – A Vitamina D é, na realidade, um hormônio e, participa de diversos processos fundamentais em nosso organismo, como no metabolismo dos ossos e dos dentes, no sistema imunológico, no aparelho cardiovascular, na proteção contra o desenvolvimento de câncer, através do controle da expressão de diversos genes.

Dra. Claudinelli Aguillar
Dra. Claudinelli Aguillar, Cardiologista, CRM 6781
Boa Vida Online – Pode-se dizer que as pessoas têm sofrido maior deficiência de Vitamina D, por trabalharem em ambientes fechados, sem exposição ao sol?

Dra. Claudinelli Aguilar – Sim, podemos, pois a maior produção de Vitamina D em nosso corpo, se dá na pele, através da exposição ao sol, especificamente pela incidência dos raios Ultra Violeta B (UVB). Atualmente, as pessoas praticamente não se expõem ao sol e, se o fazem, é com uma camada de filtro solar que as protege destes raios. Segundo alguns estudos, 80% das pessoas que vivem em ambientes urbanos, em suas jornadas de trabalho e/ou de estudo, estão com deficiência de Vitamina D.

Boa Vida Online – Como mudar isso? Com qual frequência as pessoas devem se expor ao sol, em quais horários e, durante quanto tempo, para prevenir a deficiência de Vitamina D?

Dra. Claudinelli Aguilar – Para obter a produção de Vitamina D na pele, é necessário expor-se ao sol com a maior superfície corporal possível, por 15 a 30 minutos, a depender da cor da pele, da mais branca à mais escura, respectivamente, de quatro a cinco vezes na semana. Se for tomar banho, após a exposição ao sol, não deve passar sabonete na pele, pois esta vitamina é lipossolúvel e o sabão ou o shampoo podem dissolvê-la e inibir sua conversão, e consequente absorção.

O horário melhor seria o de maior incidência dos raios UVB, ou seja, entre 10 e 16 horas, que correspondem justamente ao horário de maior risco de câncer de pele, pois os UVA também estão presentes.

Vitamina D
Alimentos ricos em Vitamina D
Boa Vida Online – Quais são os alimentos indicados para quem deseja ingerir mais Vitamina D por meio da alimentação?

Dra. Claudinelli Aguilar – Salmão, sardinha, mariscos, cogumelos, óleo de fígado de bacalhau e o ovo são os alimentos que oferecem maior teor de vitamina D na natureza.

Boa Vida Online – Apenas os hábitos de pegar sol e de ingerir alimentos ricos em Vitamina D, são suficientes para suprir a necessidade da vitamina no organismo ou há necessidade de uma suplementação?

Dra. Claudinelli Aguilar – Considerando nossos hábitos urbanos, a falta de tempo e alimentação pobre em alimentos ricos em Vitamina D e, por outro lado, o nível de estresse, de inflamação, de exposição às toxinas, a necessidade Vitamina D tornou-se ainda maior. Portanto, é necessária a suplementação na esmagadora maioria das pessoas.

Boa Vida Online – Há pessoas para as quais essa suplementação é ainda mais importante?

Dra. Claudinelli Aguilar – Sim. A experiência tem mostrado que pessoas portadoras de doenças auto-imunológicas, tais como esclerose múltipla e artrite reumatóide, têm uma necessidade bem maior de suplementação de Vitamina D, bem como as pessoas que vivem em regiões muito frias, nos polos, onde as noites são mais longas e onde o inverno rigoroso impede a exposição à luz solar, especialmente naquelas de pele negra e que migram para estas localidades.

Boa Vida Online – Como saber se uma pessoa tem deficiência de Vitamina D?

Dra. Claudinelli Aguilar – É muito simples. Basta que seu médico solicite um exame de sangue intitulado 25-Hidroxivitamina D.

Boa Vida Online – É importante fazer exames para verificar como está a taxa de vitamina D no organismo? Com que frequência?

Dra. Claudinelli Aguilar – É fundamental, para medir o grau de deficiência e nortear a dosagem a ser usada na suplementação. Também é importante, a cada 90 ou 120 dias, para monitorar o alcance das metas desejadas para seu quadro clínico. É importante salientar que não há uma dose padrão para a reposição, isto é individual e deve ser determinada pelo grau de deficiência aferida no exame de sangue. Por outro lado, é necessário acompanhamento médico e laboratorial dos níveis paratormônios (o hormônio da paratireoide) e de cálcio no sangue e, este último, também na urina, para não ultrapassar os níveis saudáveis.

Boa Vida Online – Gostaria que comentasse a importância da Vitamina D na prevenção e tratamento das seguintes doenças: Gripe, Fraqueza muscular, Psoríase, Doença Renal Crônica, Diabetes, Asma, Doença Periodontal, Doenças cardiovasculares e até mesmo do câncer.

Dra. Claudinelli Aguilar – Sabe-se que a Vitamina D participa ativamente da formação óssea e odontológica na infância e no metabolismo do cálcio, ao longo de toda a vida. Portanto, níveis séricos adequados desta vitamina podem ajudar a evitar Doenças Periodontais, Raquitismo, Osteomalácia e Osteoporose. Como a Vitamina D mantém ativo o sistema imunológico como um todo, inclusive nas vias aéreas, ela previne Gripes e Resfriados. Auxilia ainda no controle das doenças autoimunes, por isso tem indicação para Psoríase. Estudos epidemiológicos evidenciaram que mães que tiveram maior ingestão de Vitamina D, durante a gestação, tiveram uma incidência 40% menor de Asma em crianças entre três e cinco anos. Maior ingestão de Vitamina D também está associada à maior capacidade de hipertrofia muscular e, consequentemente, diminuição da Fraqueza Muscular. Vitamina D

A Vitamina D é produzida na pele pela ação dos raios UVB, como dito acima, mas ela ainda é um composto inativo e, apenas quando passa pelos rins, através da catalização de uma enzima específica, é que se tornará ativa e participará dos processos citados. Portanto, portadores de Insuficiência Renal Crônica têm maior deficiência de Vitamina D ativa e, assim, ficam sem seus benefícios, especialmente em relação às doenças ósseas.

Esta importante vitamina também se associa a aumento da resistência insulínica que, por sua vez, induz o quadro de Diabetes Tipo 2 e Síndrome Metabólica, importantes fatores de risco para o desenvolvimento de Doenças Cardiovasculares, como Hipertensão Arterial e Doença Arterial Coronariana.

Enfim, em relação ao Câncer, estudos têm mostrado maior incidência deste, em portadores de deficiência de Vitamina D e, sua suplementação se associa à prevenção e, também, à melhora da sobrevida, especialmente, em portadores de câncer colorretal.

Boa Vida Online – Pessoas com esquizofrenia e depressão também apresentam deficiência de Vitamina D? A suplementação da Vitamina D poderia colaborar no tratamento?

Dra. Claudinelli Aguilar – Estudos experimentais publicados em revistas de alto impacto científico, evidenciaram a existência de uma associação entre baixos níveis de vitamina D e o desenvolvimento de doenças neurológicas e psiquiátricas. Maior incidência de Esquizofrenia se relacionou com baixos níveis de vitamina D, em alguns estudos, embora não se saiba ao certo, como essa associação é estabelecida, devido à carência de estudos experimentais na área, mas há uma tendência de fazer suplementação para estes pacientes.

Em relação à Depressão sazonal, ou seja, mais frequente no inverno, onde a exposição solar diminui drasticamente, a carência de vitamina D é claramente associada aos quadros de redução de humor e a sua suplementação nestes períodos do ano se faz fundamental, principalmente naqueles países, onde o inverno é mais rigoroso.

Psiquiatras do Texas, nos EUA, publicaram em periódicos renomados a forte ligação entre baixos níveis séricos de Vitamina D e Depressão, não somente sazonal, e a sua suplementação parece trazer benefícios.

Facebook
Twitter
LinkedIn