Os brasileiros têm aderido ao Pix, novo meio de pagamentos que permite transações eletrônicas em menos de 10 segundos, mas ainda há dúvidas sobre como usá-lo. Os usuários esperam ser orientados pelas instituições financeiras e estão dispostos a dar preferência a quem lhes ajudar, segundo pesquisa feita pela área de Inteligência de Mercado da Globo com 500 internautas bancarizados e maiores de 18 anos.
Corrida. De acordo com o levantamento, 93% dos entrevistados já ouviram falar do Pix e 68% aguardam receber informações das marcas para sanar suas dúvidas sobre como funciona o instrumento. As empresas que forem mais eficientes vão se dar melhor, pois 74% dos que responderam pretendem priorizar os bancos que prestarem esse serviço.
Próximo passo. O Pix começou a funcionar em 16 de novembro e completou três semanas ontem. Por enquanto, tem sido priorizadas as transferências entre contas pelo celular. Porém, 44% dos que participaram da entrevista indicaram intenção em usar o Pix para pagar compras em lojas físicas e 47%, no e-commerce.