Estudo: Universidade testa cientificamente habilidade de liderar

Se existe um Santo Graal do conhecimento transmitido pelas escolas de negócios, é este: como você ensina liderança? Os professores da Universidade do Texas, em Dallas, (UT Dallas) estão tentando dar um rigor científico à questão.

O Centro de Liderança da instituição se uniu com o Centro de Saúde do Cérebro da própria universidade para desenvolver um teste com executivos em algumas das maiores empresas do mundo – administradores da Ericsson, a companhia sueca de telefonia, e da Accor, a rede hoteleira francesa, são participantes do projeto-piloto.

Cada administrador passa duas horas em uma sala sem janelas, cara a cara com um pesquisador, explica Jerry Hoag, reitor associado para o ensino executivo da UT Dallas. "Você precisa realmente se concentrar."

Os testes incluem analisar se um administrador consegue "se aproximar e se afastar", conforme coloca Hoag. "Os líderes precisam ser capazes de recolher informações rapidamente e então resumí-las em um formato coerente." Os executivos também precisam saber bloquear informações. Um teste nesse quesito é fazer os participantes ouvirem uma lista de palavras mencionadas por homens e mulheres. O administrador precisa se lembrar de tudo que foi dito por um ou outro – bloqueando uma voz. Há também exames para verificar a criatividade dos indivíduos.

Concluídos os testes, os resultados obtidos pelos administradores são comparados com as avaliações da população como um todo. Se houver alguma área em que eles forem fracos, recebem exercícios para ajudá-los a melhorar.

"A liderança diz respeito ao comportamento e você não pode mudar o comportamento com uma intervenção de dois ou três dias", afirma Hoag. "Mudar o comportamento é realmente difícil."

Em função do sucesso do teste nos programas corporativos, a faculdade pretende implementá-lo junto aos administradores do programa de MBA Executivo. Fonte: Della Bradshaw, Financial Times 10/08/2009 – Valor Econômico – OnLine
 

Facebook
Twitter
LinkedIn