Orlando Silva deixa o ministério do Esporte

José Cruz/ABr

Orlando Silva

Situação do ministro se agravou após abertura de inquérito contra ele no STF

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, confirmou a saída do minitro do Esporte, Orlando Silva nesta quarta-feira (26). A presidente Dilma Rousseff deve nomear um substituto interino para a vaga de Orlando Silva.

O presidente do PCdo B Renato Rabelo afirmou que o partido está tranquilo e que Orlando Silva foi atacado injustamente. "É um ministro jovem, com grande êxito no Ministério, foi atacado de forma injusta em uma tentativa de expô-lo", afirmou. "Vamos tratar a questão politicamente. Já enfrentamos desafios, embates muito mais complicados do que esse", disse.

Durante a manhã de hoje, Orlando Silva ficou reunido por quase duas horas com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, no Palácio do Planalto. A ministra Carmem Lúcia do STF, mandou na última terça-feira (25), abrir inquérito para investigar Orlando Silva. Participaram também da reunião desta manhã o presidente do PC do B, Renato Rabelo, e os líderes do partido na Câmara, Osmar Júnior (PI) e no Senado, Inácio Arruda (CE).

Gilberto Carvalho disse que a presidente Dilma acompanha atentamente as denúncias contra Orlando, e manifestou preocupação com a avalanche de acusações. Entre os nomes cotados para assumir o ministério estariam o da ex-prefeita de Olinda (PE), a deputada Luciana Santos, e o deputado Aldo Rebelo, ambos do PCdoB.

Com a saída de Orlando Silva, serão seis os ministros que deixaram o governo Dilma. Até o momento já sairam os ministros Pedro Novais (PMDB-MA) do Ministério do Turismo, Wagner Rossi (PMDB-SP) da Agricultura, Antonio Palocci (PT-SP) da Casa Civil, Alfredo Nascimento dos Transportes (PR-AM) e Nelson Jobim da Defesa (PMDB-RS). Apenas Nelson Jobim não caiu após denúncias de corrupção. Dilma deve nomear interino para vaga de Orlando Silva. Destes, quatro sairam por estarem envolvidos em denúncias de corrupção.

Facebook
Twitter
LinkedIn