APÓS MOBILIZAÇÃO HISTÓRICA, LUTA PELA PAUTA AGORA ESTÁ NO CONGRESSO

 A luta pela Pauta Unificada já está no Congresso Nacional. As reivindicações foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em audiência realizada no último dia 9. Entre as principais reivindicações apresentadas, estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salário, e o fim do fator previdenciário.

 

A apresentação da Pauta foi acompanhada de uma intensa mobilização da classe trabalhadora. A última manifestação, realizada no dia 3 de agosto, reuniu mais de 80 mil pessoas na capital paulista. Antes dela, aconteceu uma série de ações em vários estados brasileiros e que vêm pressionando os parlamentares e o Governo Federal pela aprovação das reivindicações.



Fazem parte da Pauta Unificada ainda: 

• Mudança nos rumos da política econômica, reduzindo juros, incentivando a indústria e gerando empregos

• Ratificação das convenções 158 e 189 da OIT, contra a rotatividade da mão de obra e pelos direitos dos trabalhadores domésticos

• Regulamentação da convenção 151 da OIT, pelo direito de organização coletiva dos servidores públicos

• Outros pontos fundamentais são a regulamentação do trabalho terceirizado, a garantia de 10% do PIB para a educação e o salário igual por trabalho igual



Com a Pauta no Congresso, agora precisamos manter o movimento que já criamos, de mobilização nacional, e forçar os parlamentares a incluir nossas reivindicações na pauta de votações e garantir sua aprovação. Centrais, sindicatos e trabalhadores têm mais essa missão: garantir a mobilização necessária para conseguirmos os avanços que o Brasil precisa.

 
Facebook
Twitter
LinkedIn