Um incremento médio de 10% nas vendas de presentes para o Dia dos Namorados é a aposta dos lojistas goianos para fechar o primeiro semestre do ano em alta, driblando as medidas de contenção do consumo, lançadas pelo governo federal em março último.
O presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), José Evaristo dos Santos, lembra que, este ano, o calendário está favorecendo o comércio, garantindo o tempo de mais de duas semanas para os consumidores fazerem suas compras.
As lojas estão decoradas com corações, flores e laços, sempre em cores que lembram o amor, como vermelho e rosa. Também exibem banners e cartazes alusivos ao evento, que é considerado o terceiro melhor em vendas no comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.
Os shoppings já lançaram suas campanhas promocionais, com custo estimado em R$ 1,5 milhão, que consistem em sorteios de vários carros, entre eles i30, Agile e Gol G4; de viagens, com direito a acompanhante; de jantares e de vale-compras, que chegam ao valor de R$ 10 mil por ganhador.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL) vai divulgar amanhã a sua pesquisa sobre intenção de compras para o Dia dos Namorados. Mas o POPULAR teve acesso a algumas informações revelando que, este ano, vão prevalecer na liderança entre os produtos a serem adquiridos para os presentes as peças do vestuário, perfumes, calçados e jóias.
A supervisora de vendas das lojas Santa Lola, Enjoy e TVZ, Ariana Correa, está otimista com relação ao crescimento das vendas. "Essa é uma data de mão dupla. Os casais trocam presentes, pois a data envolve o clima do amor. Isso reflete melhor no comércio", observa.
Segundo Ariana, desde o último fim de semana as lojas que representa registram aumento de vendas. A gerente da Kipling, Adriana Almeida, também aposta na melhoria do movimento do comércio nos próximos dez dias.