ATOR REYNALDO GIANECCHINI RECEBE DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

O ator Reynaldo Gianecchini confirmou ontem, dia 10,  em comunicado ter recebido o diagnóstico de um linfoma não-Hodgkin. A mensagem foi divulgada pela assessoria da TV Globo.

O ator está internado há uma semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde realizou exames para o diagnóstico do tumor que atinge os gânglios linfáticos. O tumor diagnosticado no ator é do mesmo tipo do que a presidenta Dilma Rousseff tratou há dois anos.

Na nota, o ator diz que está sendo submetido a mais exames para "especificação adequada" da doença. Ele afirma ainda estar "pronto para a luta". "Conto com o carinho e o amor de todos vocês", diz o documento enviado pelo ator. Gianecchini fez uma cirurgia de hérnia inguinal há cerca de um mês.

Após o procedimento, teve uma reação infecciosa na perna e uma outra reação, alérgica. Como os gânglios não diminuíam, os médicos começaram investigação profunda sobre o que estaria acontecendo.

Gianecchini estava atualmente em cartaz em São Paulo com a peça Cruel, na qual contracenava com Erik Marmo. O espetáculo estreou em junho e estava previsto que ficasse em cartaz até outubro, mas foi suspenso. No comunicado de cancelamento, a assessoria diz que, após uma faringite crônica, o ator “foi tratado com antibiótico que resultou grave reação alérgica”.

Dilma
O tipo de câncer que acometeu a presidente Dilma Rousseff em 2009 é semelhante ao diagnosticado no ator. Conhecida como "linfoma não Hodgkin", a doença afeta as células, vasos e órgãos do sistema linfático, responsável por ajudar na defesa do corpo contra ameaças externas, como vírus e bactérias.

Os linfomas são divididos em duas grandes categorias: o linfoma Hodgkin, ou "doença de Hodgkin", que responde por apenas 10% do total de casos. Esse tipo de doença atinge em sua maioria jovens e pessoas de meia-idade. Os outros 90%, incluindo o caso do ator, são linfomas não-Hodgkin.

Segundo informações de sites noticiosos na internet, no caso da presidente Dilma Rousseff, um nódulo na axila esquerda foi retirado para análise. Como era o único foco da doença, os médicos optaram por prosseguir o tratamento com remédios quimioterápicos durante quatro meses.

Oncologistas entrevistados pelos sites após a confirmação do ator afirmaram que, apesar de serem do mesmo tipo, não é possível dizer se o câncer de Gianecchini é parecido com o da presidente, já que o grupo de linfomas não-Hodgkin contém mais de 30 doenças diferentes.

Ainda não há informações sobre o local afetado pela doença no corpo do ator.  Em junho, Reynaldo, que está com 39 anos, já havia passado por uma cirurgia de hérnia inguinal, mas havia se recuperado bem do procedimento e sido liberado após dois dias.

Carreira
A estreia do ator na televisão ocorreu no ano 2000, na novela Laços de Família, na qual viveu o protagonista Edu, um jovem médico recém-formado que se envolve em um triângulo amoroso entre Helena (Vera Fischer) e Camila (Carolina Dieckmann), mãe e filha.

De lá para cá atuou em diversos outros boletins e também no cinema e teatro. Formou-se em Direito pela PUC de São Paulo em 1997, não tendo prestado, entretanto, o exame da OAB.

Foi casado com a jornalista e apresentadora Marília Gabriela até 27 de outubro de 2006, quando sua assessoria de imprensa anunciou a separação. Desde o fim do casamento, ele não assumiu nenhum outro relacionamento.

Saiba mais

Leia a íntegra da nota divulgada pelo ator sobre sua internação

“Após ser internado com suposto sintoma de faringite, foi diagnosticado um linfoma não-Hodgkin. Estão sendo realizados novos exames para especificação adequada. Estou pronto para a luta e conto com o carinho e amor de todos vocês.

Reynaldo Gianecchini

Facebook
Twitter
LinkedIn