Em um anúncio histórico de redução de juros nas linhas de crédito, a Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira (9) que o crédito pessoal contratado diretamente na conta será oferecido a uma taxa mensal de 2,39% para quem tem conta-salário.
O valor praticado anteriormente era de 4,65%, o que representa uma redução de 54% nos juros.
No caso desse cliente, ele terá uma economia de R$ 3.500 em um empréstimo de R$ 10 mil contratado em dois anos (24 vezes).
Os demais clientes poderão contratar o crédito pessoal direto na conta-corrente a juros de 3,88% ao mês, ante os 5,4% cobrados até então.
A nova tarifa atinge 4,2 milhões de clientes e passa a valer nesta segunda-feira e os clientes deverão procurar as agências para renegociar os contratos com os atuais valores.
Corte histórico
As taxas recém-anunciadas fazem parte do lançamento do Programa Caixa Melhor Crédito, que traz a diminuição dos juros cobrados nas linhas de crédito para consumidores e também para empresas. Os valores reduzidos atingem todos os 25 milhões de atuais clientes do banco e também têm o objetivo de atrair novas adesões.
Segundo Jorge Hereda, presidente da Caixa, o banco está se reposicionando para um futuro no qual a redução de juros é necessária para estimular o consumo.
Hereda reforça que, para que esses juros mais baixos cheguem ao consumidor e às empresas, o banco precisará cortar custos operacionais e administrativos.
A Caixa não descarta uma revisão futura dos juros, inclusive com expansão dos cortes para outros produtos caso os estudos técnicos realizados pela instituição demonstrem que a prática é viável para o mercado.