Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

Campanha on-line ajuda consumidor a limpar o nome

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Campanha on-line ajuda consumidor a limpar o nome

Duas campanhas foram iniciadas ontem para ajudar os consumidores inadimplentes a limparem seus nomes e voltarem a consumir no fim de ano. A vantagem é que todo o processo pode ser feito sem sair de casa, por meio da internet e gratuitamente.

Os serviços já existiam, tanto pela Serasa Experian quanto pela Boa Vista Serviços, mas a diferença de agora está nas vantagens e descontos exclusivos que serão oferecidos durante o prazo das campanhas.

Nos dois programas, o consumidor pode acessar as propostas já definidas pelas empresas direto nas páginas. Em alguns casos, poderá até ter de imediato o boleto de pagamento. Mas, se não concordar com a forma apresentada, terá disponível os contatos da empresa credora para fazer uma contraproposta.

O Feirão Limpa Nome On-line, promovido pela Serasa, reúne quase 30 empresas, entre bancos, financeiras e grandes varejistas. Vai até o próximo domingo, dia 20, e está disponível 24 horas. “Esse processo, realizado on-line, beneficia brasileiros de Norte a Sul do País, permitindo que todo e qualquer cidadão acesse o serviço”, afirma, em nota, o presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina, Ricardo Loureiro.

Já o Mutirão On-line Acertando suas Contas, da Boa Vista, se estende até o dia 14 de dezembro. A empresa, que é administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), já promovia mutirões presenciais de renegociações de dívidas em várias cidades do País (nenhuma de Goiás foi contemplada ainda). Segundo o presidente, Dorival Dourado, a intenção é facilitar a vida do consumidor que quer aproveitar a temporada do 13º salário.

AMBIENTE PROTEGIDO

Ambas as empresas garantem que os sites são desenvolvidos em ambientes protegidos e que, por isso, mesmo que o consumidor não tiver um computador particular, poderá acessar as páginas e quitar os débitos de uma lan house ou do trabalho.

Só em Goiânia, atualmente, cerca de 38 mil famílias estão inadimplentes, segundo a última pesquisa de endividamento da Federação do Comércio de Goiás. Segundo a Serasa, durante as negociações, o índice de sucesso é de 80%.

Atraso nas parcelas pode colocar acordo em risco

Quem quiser aproveitar a facilidade de renegociar as dívidas on-line deve se preparar antecipadamente. Segundo o gerente de Cálculos e Pesquisa do Procon Goiás, Gleidson Tomaz Fernandes, é preciso comparar a renda e as despesas fixas para ter a certeza de quanto poderá assumir num acordo de quitação de débitos. Do contrário, se o endividado não se organizar e atrasar as parcelas do novo compromisso, pode perder o acordo e o desconto.

Além disso, ele alerta para que o consumidor nunca confie de imediato na proposta oferecida pela empresa credora e que procure o Procon para refazer o cálculo do débito, antes de fechar o acordo. “Muitas vezes, a empresa coloca a dívida num valor muito alto e diz que está concedendo um super desconto, quando na verdade é falso.”

Para fazer o pedido de cálculo, é preciso ir pessoalmente na sede do Procon (Rua 8, nº 242, Centro), levando a documentação relativa ao débito ou o extrato no serviço de proteção ao crédito. A resposta é concedida em, no máximo, dois dias.

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