Comércio vendeu mais em 2009

 

         Apesar do difícil ano de 2009, em razão dos impactos provocados pela crise internacional, o comércio apresentou índices confortáveis de desempenho, diferentemente de outros setores da economia brasileira.
 

          Embalado pelo dinamismo do mercado interno, por meio da recuperação do emprego e da expansão da massa salarial, o setor vendeu 5,9% a mais do que em 2008 e a receita com vendas cresceu 10%. Aliás, foi justamente a contribuição do consumo das famílias, com crescimento de 4,1%, que evitou uma retração maior da economia brasileira em 2009.
 

          O Estudos e Pesquisas nº 52 “O Comércio em 2009 – Um balanço dos principais indicadores” traça uma análise do setor varejista brasileiro em 2009 em termos de volume de vendas e de receita nominal, além de apresentar dados da movimentação do emprego no setor e dados sobre a renda e a jornada deste que é um dos setores que mais emprega no país.
O estudo mostra que os comerciários representam 18,6% da força de trabalho brasileira. São 34,5 milhões de trabalhadores, sendo 7,3 milhões com carteira assinada, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. A pesquisa foi divulgada na abertura do 3º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços, que começou hoje em Brasília.

 Abaixe aqui a íntegra do trabalho.
 

Atenção: Este link só estará ativo temporariamente. O acesso aos estudos e pesquisas do DIEESE é restrito a filiados e assinantes.
Acesse também www.dieese.org.br, para ver outras divulgações do DIEESE.

Facebook
Twitter
LinkedIn