Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

E-commerce: Compra sem sair de Casa aumenta

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E-commerce: Compra sem sair de Casa aumenta

A compra sem sair de casa é hábito que se torna cada vez mais comum não só pelos sites de comércio eletrônico. É pelo WhatsApp que diversas lojas têm fechado vendas. Em comunicação direta com os clientes, supermercados, farmácias, imobiliárias e muitos outros tipos de negócios têm ofertado a facilidade da compra pelo aplicativo. Sem precisar ir à loja, a diretora da Cenário Móveis, Danielle Gomes, diz ter se tornado mais comum transações totalmente por mensagens via celular.

Da equipe de oito vendedoras, uma agora é exclusiva do WhatsApp. Ela diz que o retorno veio rápido. Apesar de ainda não mensurar completamente o impacto do investimento que faz nas mídias digitais há pouco mais de dois anos, explica que o faturamento teve alta de 20%, no mínimo. “Mas também não desprezamos as mídias tradicionais. Tem de ter sempre um planejamento global”, diz ao defender que é preciso estar onde o cliente está e há busca crescente por uma maior praticidade.

“Hoje há mais um primeiro contato para orçamento e pesquisa para depois vir à loja. Uma demanda que surgiu naturalmente e fizemos a vitrine virtual”, diz. No caso da URBS Lançamentos Imobiliários, há também transações que já ocorrem só pela troca de mensagens. O diretor da empresa, José Humberto Carvalho, afirma que a empresa ao ver as mudanças no comportamento dos clientes mudou o sistema e integrou todos os canais digitais.

Implantou contrato digital, assinado digitalmente, pelo próprio celular. Além disso, utiliza diálogos com inteligência artificial (chatboat) que promove resposta ágil, filtra os contatos e a resposta passa dos robôs para os humanos. E para esse atendimento foi criado um departamento específico dentro da empresa. “Vimos que estávamos perdendo mercado. O cliente quer simplificar a vida.”A solução foi montar um local que reunisse todos os canais de contato, do WhatsApp ao site.

Ainda no mercado dos imóveis, há empresas que também querem promover a marca por meio da criação de conteúdo em novas mídias, como o YouTube. “O marketing de conteúdo chama a atenção das pessoas para que conheçam e queiram morar ali”, explica a diretora de empreendimento da Tropical Urbanismo, Andreia Daher da Costa, sobre investimento na área.

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