A crise financeira internacional, que abalou a economia mundial de setembro de 2008 até o fim do ano passado, afetou o andamento das obras do Passeio das Águas Shopping, que o grupo português Sonae constrói na Avenida Goiás Norte, em Goiânia. Em outubro do ano passado, o presidente do grupo Sonae Sierra Brasil, João Pessoa Jorge, anunciou em Goiânia que as obras seriam iniciadas naquele mês. Contudo, até o momento sequer foi contratada a empresa que fará as obras civis.
De acordo com a assessoria de comunicação do grupo Sonae, a contratação da construtora está em processo de licitação, mas ela não explica os motivos do atraso das obras. O projeto está orçado em R$ 350 milhões e prevê a construção do shopping numa área de 298 mil metros quadrados, com 300 lojas, das quais 8 âncoras, salas de cinema, dois restaurantes e 5,4 mil vagas de estacionamento para veículos. Também haverá um parque às margens do Ribeirão Caveirinha, um hotel, um centro de convenções e torres residenciais.
Ainda sem explicação, o grupo Odilon Santos também não começou a construção do seu shopping Cerrado, que estava projetado para ser inaugurado em abril último, na Avenida Anhanguera, onde funciona a sede da empresa, na região Noroeste de Goiânia. Procurados, os representantes do grupo Odilon Santos não retornaram aos pedidos de entrevistas da reportagem do POPULAR.
Já as obras do shopping Portal Sul, no setor Garavelo, foram iniciadas no mês passado e estão em ritmo acelerado. A previsão dos empreendedores – Grupo Terral e FGR Urbanismo – é que o centro de compras seja inaugurado no próximo ano. Ele terá 54 lojas, sendo 2 âncoras (Americanas e Bretas).(Sônia Ferreira)
SHOPPINGS NO INTERIOR DO ESTADO – Os moradores das cidades de Mineiros e Jataí, no Sudoeste do Estado, vão ganhar, no próximo ano, o seu próprio shopping center. Na semana passada, foram iniciadas as obras do centro de compras de Mineiros, com previsão de serem concluídas em abril de 2011, ano da Itália no Brasil. Já o projeto da construção do shopping de Jataí foi mostrado aos futuros lojistas na sexta-feira.
A previsão é que as obras comecem no segundo semestre, para estarem prontas em novembro do próximo ano. Além de Mineiros e Jataí, há projetos para construções, até 2013, de shoppings nas cidades de Catalão, Itumbiara, Caldas Novas, Formosa e Luziânia. Os investimebntos nesses sete centros de compras superam a casa dos R$ 100 milhões.