Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

Hoje é Dia do Homem. Já comprou o presente ?

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Hoje é Dia do Homem. Já comprou o presente ?

 

Hoje é Dia do Homem no Brasil. As empresas ainda exploram pouco a data, mas já começam ações de marketing menos tímidas para vender (bem mais do que para comemorar) no dia.

Principalmente os setores de produtos tecnológicos, beleza, cosmético, perfumes, roupas e acessórios. Internacionalmente, a data é comemorada em 19 de novembro. Mas julho era um mês vazio de temas para nosso comércio e jogaram o Dia do Homem bem no meio do mês de julho.

Fechou-se bem um ciclo. Fevereiro tem o Carnaval. Março, o Dia da Mulher. Abril, Páscoa e Dia da Sogra. Maio, Dia das Mães. Junho, Dia dos Namorados. Agosto, Dia dos Pais. Setembro, não se tem uma data forte. Outubro, Dia das Crianças. Dezembro, Natal e festas de fim de ano.
 

O criador do Dia do Homem foi o ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e de grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. A proposta inicial era promover a igualdade entre os gêneros e incentivar a população masculina a cuidar da saúde de forma preventiva. No entanto, o foco explorado – ainda dando os primeiros passos – é o do consumo.
 

Para quem ainda não comprou e pretende presentear na data, pesquisa da Shopper Experience identificou o que, por faixa etária, o consumidor homem quer ganhar. Vamos ao resultado do relevante estudo:
 

Aos 20 anos
Nesta faixa etária, o perfil é do consumidor mais antenado; o homem se revela mais  consumista, sendo que a prioridade recai por produtos inovadores e tecnológicos (TV LED, jogos de videogame e notebook) e acessórios masculinos (relógios, tênis, roupas e óculos).

Aos 30 anos
Segundo o estudo, os trintões se autoclassificam como trenders e early adopters; são vaidosos e consomem produtos e serviços ligados à beleza (cremes para o rosto e para a região dos olhos) e ao bem-estar (calçados, roupas, viagens, restaurantes etc). São os que mais compram por desejo/prazer que por necessidade. Em contrapartida, na hora da compra, são objetivos, pois sabem o que querem.
 

Aos 40 anos
Esse homem, segundo a Shopper, compra apenas o necessário, mas é facilmente conquistado por novidades tecnológicas e acessórios como relógios. Eles reportam como a última compra, justamente artigos eletroeletrônicos como TV LED e cafeteiras sofisticadas. Para os quarentões, a sensação de poder e sucesso são as mais associadas ao ato de compra.
 
Aos 50 anos
Na casa dos 50 anos, o homem permanece objetivo nas compras e aprimora a observação – ou seja, passa a valorizar detalhes do produto a ser comprado e do atendimento prestado. As compras são mais rápidas, porque a decisão de compra foi tomada antes mesmo de sair de casa. Os carros são objeto de desejo.
 
Aos 60 anos
Os consumidores sessentões são mais objetivos e compram somente o necessário – as últimas compras reportadas são em supermercados, posto de gasolina, farmácia e lojas de calçados. Mais atentos à forma do atendimento, mostram-se desatentos quando o assunto é embalagens. Acreditam que o homem é mais bem atendido quando compra produtos duráveis. Um carro maior e potente; uma casa mais confortável estão entre os objetos de desejo.

 

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