O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial de inflação do país, registrou alta de 0,52% no mês de março, um recuo em relação ao mês anterior, infomou nesta quinta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE). Em fevereiro, o índice havia subido 0,78%.
Gráfico mostra evolução do IPCA. (Foto: Editoria de Arte G1)
De acordo com o IBGE, o recuo no IPCA pode ser explicado pela ausência do efeito sazonal do grupo educação, que concentrou alta de 4,53% em fevereiro. Por outro lado, os preços dos alimentos continuaram subindo e resultaram em 3,69% neste primeiro trimestre do ano.
Com isso, o grupo alimentos e bebidas subiu 1,55% em março, bem acima dos 0,96% de fevereiro, e ficou com a fatia de 0,35 ponto percentual do índice e foi responsável por 67% do resultado. Ainda no grupo Alimentação e Bebidas, o tomate, cuja produção vem sendo prejudicada pelo calor e chuvas fortes, ficou 42,95% mais caro e liderou as principais contribuições com 0,08 ponto percentual.
Entre os alimentos cujos preços caíram de um mês para o outro, somente o óleo de soja (-1,57%), café moído (-1,08%) e frango em pedaços (-1.09%) merecem destaque.