Como o calendário de pagamento do IPVA de 2012 começa em 1º de fevereiro, para os proprietários com placas de finais 1 e 2, a Secretaria da Fazenda informa que 15.288 donos de carro 1.0 (motor mil) e de motocicletas de 125 cilindradas terão direito à isenção de 50% do imposto.
O benefício foi proposto pelo governador Marconi Perillo e vigora em Goiás pela primeira vez neste ano. Segundo dados do Detran, a frota de carros mil e de motos de 125 cc com placas de finais 1 e 2 é de 109.995 veículos (incluindo as duas categorias).
A isenção será dada ao motorista que não foi multado nem provocou acidente de trânsito no período de janeiro a dezembro de 2011.
O órgão consulta dois dados dos motoristas no sistema para liberar a redução: o CPF e a placa do veículo. A Sefaz, por sua vez, verifica se o motorista pagou o IPVA nos anos anteriores. Ou seja, o motorista que não estiver adimplente não terá o benefício em 2012.
O pagamento do IPVA pode ser feito em três parcelas para todos.
A primeira parcela deste ano vence no dia 1º de fevereiro, a segunda, em 1º de março e a terceira e última, em 3 de abril, para proprietários com placas de finais 1 e 2.