Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

Mensagens sobre a empresa na internet podem levar a demissão por justa causa

cropped-fetracom.png

Mensagens sobre a empresa na internet podem levar a demissão por justa causa

       

Ideal é empresas terem política sobre uso das redes sociais. Demissão de executivo da Locaweb anunciada na terça (30) é um alerta.

Gabriela Gasparin Do G1, em São Paulo

      A demissão de um executivo da empresa de hospedagem Locaweb anunciada na terça-feira (30) após o profissional provocar são-paulinos pelo Twitter usando o nome da companhia, patrocinadora do clube na partida contra o Corinthians, alerta sobre uma postura que, segundo especialistas, pode provocar a demissão por justa causa de um funcionário: usar indevidamente o nome da empresa em redes sociais na internet.

       De acordo com o advogado trabalhista Alan Balaban Sasson, as empresas podem usar, por exemplo, de princípios jurídicos para fazer a demissão por justa causa quando um funcionário cita o nome da empregadora na internet sem prévia autorização. Sasson explica que é possível alegar que o profissional agiu de má-fé com determinada postura tomada no mundo virtual.

 

Evite problemas
Funcionário
Avalie o peso de sua opinião na empresa e no mercado antes de postar uma mensagem. Quanto maior o cargo, maior a responsabilidade pelo que é dito.
Tenha em mente quem ou o que poderá atingir com suas opiniões. Tenha consciência de que clientes, chefes e subordinados poderão ler o que escreve.

Lembre que a internet é um ambiente público, onde a repercussão de qualquer assunto é abrangente e rápida.

Entenda que se existem porta-vozes pré-definidos na empresa é porque existem razões para isso. Não se comprometa com assuntos que não são de sua responsabilidade.
Pense no futuro e em como as opiniões ditas de maneira impensada podem impactar suas relações profissionais.
Empresa
Oriente os funcionários sobre a demasiada exposição nas mídias sociais
Estabeleça critérios de comunicação para os profissionais e denomine porta-vozes na empresa
Mantenha um canal aberto para dúvidas e aconselhamentos sobre qualquer tipo de comunicação que o funcionário estabeleça
Alerte os funcionários a serem sempre profissionais nas colocações e posicionamentos na internet ou em qualquer meio público
Facebook
Twitter
LinkedIn