Namorados pretendem gastar mais

 

              Os presentes para o Dia dos Namorados deste ano serão mais caros e mais românticos. Pesquisa divulgada ontem pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia aponta que os apaixonados vão gastar 20% a mais nas compras deste ano, numa média de R$ 125 (em 2009, foi R$ 105).

              Enquanto no ano passado a maioria (68%) pretendia desembolsar até R$ 100, em 2010, a situação é oposta: 66,5% vão comprar produtos acima desse valor. Além disso, o volume de vendas durante o período também deve crescer até 25%, segundo estimativa da CDL.

            Na intenção de compras, a preferência permanece a de 2009: 29,8% vão presentear com peças de vestuário e 16,5%, perfumaria. O destaque é para os jantares românticos, que passou de quinto para terceiro item na prioridade dos namorados e será opção para 11,6% dos entrevistados.

            Nos próximos dias, vai circular mais dinheiro no comércio, já que esta é a forma de pagamento de 59,9% dos entrevistados, seguido dos cartões de crédito (28,9%).

             O presidente da CDL, Melchior Duarte Filho, ressalta que os indicadores apontam para crescimento no faturamento do comércio este ano. “A data tem um fator multiplicador muito forte. O Dia dos Namorados, que se comemora no dia 12 próximo, é uma oportunidade para troca de presentes, é uma via de mão dupla, diferente do Dia das Mães, por exemplo. Embora o valor agregado seja menor, o número de vendas agora é maior”, frisa Melchior.

            O levantamento foi realizado pelas Faculdades Alfa, a pedido da CDL, nos dias 25, 26 e 27 de maio, com 494 pessoas da Grande Goiânia.

Opções a dois
           As lojas dos shoppings e do comércio de rua são os dois locais preferidos para a compara do presente do Dia dos Namorados – 40,8% e 34,6%, respectivamente. Mas Melchior destaca a crescente busca por opções que se possa aproveitar a dois.

          A procura por restaurantes foi indicada por 11,9% das pessoas este ano, contra 5,9%, em 2009. O mesmo ocorreu entre os hotéis e motéis, cujo percentual aumentou de 2,5% para 4,8%.

          “Este ano, os namorados estão saindo do usual e transformando a data num evento”, frisa. De olho na demanda, vários estabelecimentos vão oferecer opções especiais para o casal, embora muitos não façam reservas.

          No restaurante japonês Sapporo, no Setor Marista, o cardápio ainda está sendo decidido, e a expectativa do proprietário, Leandro Bittar Froes, é de que sejam vendidos até 300 menus no sábado dos namorados, um movimento 15% superior ao do ano passado.

          No Café Nice (Setor Bueno), as ligações de pessoas que buscam um lugar especial para passar a data são constantes. O gerente Valdeci do Nascimento diz que a clientela no Dia dos Namorados chega a ser 80% maior do que o período normal. “Se não nos preparamos com antecedência, não conseguimos atender a demanda”, afirma.

         A expectativa no restaurante Tróia (Setor Marista) também é de casa lotada para o dia 12. Para atrair os namorados, a casa vai oferecer um cardápio exclusivo e presentear o casal com uma garrafa de vinho.

          Faltam menos de duas semanas para o Dia dos Namorados, mas o movimento nas lojas pela busca do presente ainda é pequena. Para se antecipar à maioria, o estudante Miguel Augusto Peres, 22, esteve no shopping ontem decidido a levar uma roupa para a namorada. “Eu tinha visto com ela antes e já sei qual ela quer”, afirma.

         Para completar a data, ele ressalta que vai levá-la para Caldas Novas para comemorar o dia. A estudante Lilia Karla Moura, 20, quer dar uma calça jeans e um relógio para o namorado este ano, mas não pretende gastar mais de R$ 100. Ela também espera ganhar um item de vestuário no próximo dia 12.

        Quem é casado também aproveita o Dia dos Namorados. É o caso da gerente de vendas Ludimila Christina Costa, 21, que este ano vai desembolsar R$ 220 para presentear o marido com um aparelho eletrônico. “Ele gosta de videogame e tenho certeza que vai adorar.”

Facebook
Twitter
LinkedIn