NATAL: Consumidor goiano antecipa compras

Movimento cresce nas lojas e deixa comerciantes animados com as vendas para este ano

A grande movimentação de consumidores neste primeiro final de semana de dezembro fez com que muitos comerciantes revissem as expectativas para o próximo Natal. Se antes a previsão era de um fim de ano “mais enxuto”, o aumento no volume das vendas com a virada do mês já dá sinais de que os negócios serão bem melhores do que no ano passado.

Até agora, uma grande demanda de clientes tem optado pelo pagamento à vista, aproveitando a primeira parcela do 13º salário pago na iniciativa privada no dia 30. No Clube Melissa, loja de sandálias do Buriti Shopping, as vendas cresceram 40% já na sexta-feira passada e, de cada dez clientes que compraram na loja, oito pagaram à vista.

“As pessoas recebem o dinheiro do 13º e vêm para a loja gastar”, afirma a gerente da loja, Janaína de Paula. O próximo fim de semana também promete ser bastante movimentado, já que será data de pagamento de salários pelas empresas, destaca Janaína. Ela estima que a loja tenha um crescimento de 40% no Natal deste ano, sobre o de 2011.

Na Kaya, loja que trabalha com vestuário, a previsão também é de aumento de até 30% nos negócios. Segundo a vendedora Ana Beatriz Lopes, o movimento das últimas semanas foi motivado pelos amigos secretos feitos nas empresas e também por muitos casais de namorados. “O tíquete médio de gasto está sendo entre R$ 100 e R$ 200. Os clientes estão gastando mais este ano”, frisa.

As lojas com padrão de preço mais alto também se beneficiam desta boa fase. Na loja de roupa masculina Brooksfield, do Goiânia Shopping, as vendas neste final de semana foram incrementadas em 24%, afirma o gerente Reginaldo Rodrigues. A advogada Patrícia Souza, 32 anos, resolveu antecipar as compras para evitar os problemas comuns desta época e aproveitar algumas promoções.

No ano passado, deixou para adquirir os presentes na última hora e não encontrou todos os que desejava, além de perder muito tempo com as filas e enfrentar a falta de vaga nos estacionamentos dos shoppings. Ontem, ela comprou para o sobrinho e para os pais. Ainda faltam os sogros e o marido, mas ela pretende resolver tudo até o final da semana, para não ter de retornar ao shopping na próxima semana. “Hoje eu já fiquei 20 minutos na fila para pagar uma lembrancinha. Imagine como vai estar na semana que vem.”

O professor e técnico de informática Omar Utim Neto, 26 anos, também foi às compras ontem e até o final da tarde havia adquirido a camisa e o perfume para o pai e o irmão. Ainda restam a mãe e a namorada que, segundo ele, merecem presentes melhores. Ele conta que, desta vez, tem pago os produtos com dinheiro, mas não é o do 13º salário, que ele pretende guardar para investir nos estudos.

SHOPPINGS
Há mais de dez dias, a administração do Flamboyant Shopping Center já havia revisto suas expectativas de vendas – aumentou de 20% para 25%, após o registro de altos índices de demanda de clientes. Também prolongou o horário de funcionamento, que será de 10 às 23 horas, inclusive aos domingos.
No Buriti, o fluxo de visitantes cresceu 18% neste final de semana em comparação a outros normais e, no domingo, o aumento foi de 11% sobre o primeiro domingo de dezembro de 2011. Embora não tenham sido contabilizadas as vendas, o movimento superou expectativas.

“Além da percepção de lojas cheias, também vimos que a maioria dos clientes circulava com sacolas pelos corredores”, destaca a gerente de marketing do Buriti, Marcela Andrade. A mesma percepção foi apontada pela administração dos shoppings Bougaiville e Goiânia.
 

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