Federação dos Trabalhadores no Comércio - Goiás - Tocantins

Pacote vai fomentar incubadora e aceleradora de cooperativas em Goiás

cropped-fetracom.png

Pacote vai fomentar incubadora e aceleradora de cooperativas em Goiás

O governo estadual anunciou nesta quinta-feira (1) um pacote de medidas para fomentar o projeto Incubacoop, incubadora e aceleradora de cooperativas. As novas empresas gestadas pelo projeto Incubacoop, no âmbito do programa Coopera Goiás, serão isentas de taxas para abertura na Junta Comercial do Estado e contarão com um programa de investimentos de R$ 3,2 milhões para fortalecer o cooperativismo em Goiás.

As medidas, anunciadas ontem pelo governador Ronaldo Caiado, em evento na sede do Sistema OCB/GO, como parte da programação da Semana do Cooperativismo, darão o suporte necessário para identificar e organizar segmentos produtivos nos municípios, especialmente os mais impactados pela pandemia de Covid-19, transformando-os em cooperativas.

O gerente de Áreas Vulneráveis da Secretaria da Retomada, Rafael Sôffa, os recursos serão destinados ao fomento de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e trabalhadores autônomos, que estejam em situação de vulnerabilidade, bem como artesãos, costureiras, confeiteiras, programadores, profissionais de TI, agricultores familiares e outros.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, lembrou que levar uma indústria para determinadas regiões é difícil, mas uma cooperativa nasce no seio da comunidade. “É um arranjo produtivo que aproveita as potencialidades locais e que pode se transformar em uma grande empresa”, afirma.

Facebook
Twitter
LinkedIn