Operação combate trabalho infantil na Ceasa em Goiânia

O Ministério Público do Trabalho (MPT-GO) realizou a terceira etapa de combate ao trabalho infantil. A fiscalização ocorreu nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), onde oito menores, na faixa etária de 15 anos, foram localizados.

O procurador do trabalho, Tiago Ranieri, explicou que os adolescentes vão ser matriculados gratuitamente em cursos profissionalizantes dentro da Ceasa. “É uma alternativa que o Ministério Público criou para que essas as família tenham condições de dar um futuro melhor seus filhos e adolescentes que trabalham no local”, explica Tiago.

A principal ocupação dos menores acontecia na movimentação de mercadorias. As empresas notificadas devem receber autos de infração de cerca de R$ 600,00. As duas primeiras etapas da operação foram feitas nos meses de novembro e fevereiro.

De acordo com o MPT, Goiás é o segundo Estado com o pior índice de trabalho infantil, ficando atrás apenas da Bahia. A Ceasa tem um acordo perante o MPT, no qual existe uma cláusula em que se compromete em eliminar o trabalho infantil. Se a cláusula não for cumprida, ela será executada judicialmente.

Facebook
Twitter
LinkedIn