A Páscoa de 2016 deve ser marcada pelo gosto do goiano por ovos de chocolate mais gourmet, que adoçam o paladar e enchem os olhos. Feitos de forma artesanal, podem ser recheados com o tradicional brigadeiro ou até mesmo com misturas mais ousadas, como bolo de cenoura. Diante de tanto sabor, lojas, confeitarias e brigaderias já montaram seus cardápios com esses produtos e projetam crescimento de até 300%.
É o caso do Poema Gourmet. Em 2015, a loja vendeu 1.500 ovos gourmet em apenas um ponto de venda. Para este ano, a estratégia foi aumentar o número dos pontos de venda para cinco. E a expectativa é comercializar seis mil produtos. De acordo com a proprietária e chefe de cozinha, Camila Caiado, a loja oferece opções que custam a partir de R$ 18, a cada 100 gramas.
Entre as novidades estão os sabores crembule com cookies e os ovos zero glúten e sem lactose. “Além dos sucessos como o brigadeiro com leite ninho, esses são as apostas de mercado. Com mais pontos de vendas nesse ano, a comercialização crescerá 300%. Temos mercado para isso, e esse tipo do produto tem sido a preferência dos consumidores”, afirma Camila.
Otimista também está Mariana Tolentino, proprietária do Mari Gourmet. A confeitaria projeta crescimento de 40% nas vendas de ovos do gênero, ante dois mil vendidos em 2015. Para que isso seja possível, Mari tem lançado no mercado novidades que vão além do tradicional. Pioneira em apresentar opções recheadas com bolos, como o de cenoura com chocolate, o estabelecimento traz agora recheios com sobremesas mais pedidas, como pão de mel, doce de leite e palha italiana.
“A nossa aposta é apresentar um cardápio diversificado. Os clientes buscam o novo, a inovação e estão mais exigentes com a qualidade. Por isso, existe um crescimento na comercialização desses produtos anualmente. Em 2015, a procura foi tanta que não conseguimos atender todos os pedidos”, diz Mariana.
PREFERÊNCIA
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a Páscoa de 2015 foi responsável pela produção de 19,7 mil toneladas de chocolate, o que correspondeu a aproximadamente 80 milhões de ovos de Páscoa em todo o País. O volume de 2016 ainda não está fechado.
Mesmo com os supermercados lotados com diversos ovos de Páscoa de todas as marcas, com brinquedos e decorados, muitas pessoas preferem ganhar ou presentear com o alimento feito de forma artesanal.
“O ovo gourmet é ideal para quem ama chocolate de verdade, como eu. São produtos feitos assim que encomendamos e não tem aquele ar de industrialização. Além disso, remete carinho e amor pelo cuidado que se tem ao escolher o recheio, os sabores de decoração para presentear alguém”, afirma a estudante Viviane Lídia, que já encomendou seis especialidades diferentes para esta Páscoa.
Fernanda Duarte, uma das proprietárias da Brigaderia das Meninas, explica que a procura por produtos especiais é crescente graças à busca pela qualidade. No que diz respeito a gramaturas, afirma que os ovos gourmet apresentam o mesmo tamanho dos tradicionais encontrados nos supermercados.
Na Brigaderia das Meninas, projeta-se comercializar quatro mil ovos de Páscoa gourmet neste ano. Os preços iniciam a R$ 17 e podem ultrapassar R$ 155, de acordo com o sabor e o tamanho. Além de manter os sabores tradicionais e especiais já comercializados, entre as novidades está o recheado com caramelo, brigadeiro e bolachinhas artesanais de mel.
“As pessoas escolhem e montam os ovos do jeito que desejam consumir ou presentear. E esse é o grande diferencial dos ovos gourmet. O aumento da procura por produtos mais artesanais é um sinal de que o mercado vem valorizando mais produtos com maior qualidade agregada”, afirma Fernanda.