Um estudo do IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) mostrou que de cada 10 profissionais, 7 não estão satisfeitos com a sua carreira ou emprego e gostariam de trocar de função ou empresa. A pesquisa foi feita entre os meses de fevereiro e março de 2014.
A entidade entrevistou 1.340 pessoas e apurou que os índices de insatisfação com o ambiente de trabalho estão em níveis elevados. Os números revelam que o sucesso profissional está profundamente ligado à questão da felicidade.
O estudo mostrou também que do total de entrevistados, 68% afirmam se sentirem capazes de exercer cargos mais valorizados ou bem remunerados, mas se sentem vítimas de chefes injustos e de um sistema empresarial que não reconhece a meritocracia.
Outro dado que demonstra grande insatisfação com o trabalho é o fato de 65% das pessoas não fazerem o que gostam, mas tolerarem exercer uma atividade remunerada sem prazer, em função de questões financeiras, familiares ou por imposição da sociedade.
Outro fato preocupante é o fato de 40% das pessoas afirmarem que não costumam se planejar e preferem esperar que as coisas aconteçam naturalmente.