Trabalho: Emprego na palma da mão

Não será por falta de aviso que um candidato perderá uma vaga de trabalho anunciada. E não se trata apenas dos já conhecidos alertas enviados via e-mail por sites de busca de empregos. Agora, diversos aplicativos e programas on-line informam instantaneamente o surgimento de novas oportunidades em qualquer lugar em que o usuário estiver, conforme sua preferência.

Os lembretes podem ser feitos por meio de mensagem SMS, whatsapp e campainhas no aparelho móvel.
Pela facilidade e mobilidade, este modelo de ferramenta é usado por um número crescente, não apenas de candidatos, mas também de empresas. De olho num mercado que acessa cada vez mais internet por celular, a Prepara Cursos lançou, há cerca de um mês, o aplicativo do Programa Mais Emprego. Neste curto período, o número de candidatos com cadastro na rede em

Goiás, até então feitos pela página eletrônica, passou de 30 mil para 75 mil usuários, um aumento de 150%.

AGILIDADE
Segundo o gerente comercial das unidades da Prepara Cursos e do Programa Mais emprego em Goiás, Danniel Paniago, a vantagem da ferramenta em relação ao site é a agilidade do acesso à vaga. Isso porque cada novo posto de trabalho cadastrado no banco de dados é informado, de imediato, ao profissional com interesse compatível. Também de forma automática ele pode se candidatar, sem necessidade de acessar o e-mail primeiro. Depois disso, o contato entre empresa e candidato é feito pela

Prepara Cursos. As áreas com maior número de vagas são administrativa, tecnológica e comercial.
A tecnologia também é uma aliada cada vez maior das empresas e profissionais de seleção. A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Goiás (ABRH-GO), Dilze Percílio, afirma que, em vez de bancos de dados on-line próprios, as consultorias utilizam a ferramentas dos sites de buscas dentro de suas páginas pessoais – de lá, têm acesso aos bancos de currículos gerais.

LIMITAÇÃO
A jovem Luana Severiana Tavares, 18 anos, que cursa o último ano do Ensino Médio, estava em busca de seu primeiro emprego e não precisou procurar muito para ter a vaga na mão. Dias depois de baixar um aplicativo de vagas e selecionar Goiânia como localidade de atuação, foi chamada para uma entrevista e já está trabalhando de auxiliar administrativa em uma empresa de etiquetas.

Entretanto, apesar da facilidade com que Luana obteve sua primeira oportunidade, essa nem sempre é uma regra. Os aplicativos e outras ferramentas tecnológicas ajudam muito a ter conhecimento e acesso à candidatura das vagas, mas não podem limitar a busca dos profissionais pelo emprego.

Dilze Percílio frisa que o candidato que pretende se destacar não deve apenas esperar ser chamado. Assim como ele, todos os candidatos que receberam a mesma notificação de vaga estão no mesmo patamar de concorrência. Para se sobressair sobre os demais, ele pode descobrir um e-mail de contato estratégico, como o do gestor do RH ou seleção da empresa, e enviar uma mensagem comunicando que recebeu o alerta e está interessado na oportunidade, por exemplo.

Além disso, tem mais chances o candidato que se divulga como um portfólio de habilidades. “Na carreira que o profissional construiu, ele guarda uma série de habilidades que o capacitam para diversas funções. Portanto, ele não vai destacar somente o que fez nos cargos em que teve experiência, mas aquilo que sabe fazer em geral. Isso vai abrir possibilidades em mais vagas de emprego”, destaca.

Também é importante que o profissional desenvolva uma rotina diária de buscas de vagas nos sites de emprego e das maiores empresas de seleção, ainda que ele já esteja cadastrado. “Ele não pode apenas esperar pelo alerta de vagas”, acrescenta Dilze.

Facebook
Twitter
LinkedIn