As vendas nos supermercados devem voltar a registrar crescimento no final de agosto após apontar em julho a primeira queda desde abril de 2010, avaliou ontem o superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Tiaraju Pires. No mês passado, os supermercadistas indicaram que as vendas foram 0,09% abaixo de igual período de 2011.
As vendas também recuaram 0,51% em julho ante junho. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA, medido pelo IBGE. “Isso ocorre porque julho do ano passado foi muito bom. Naquele mês houve uma alta muito forte, configurando o melhor mês em 2011. Porém, para agosto vamos notar uma melhora da performance com retomada do crescimento”, disse Pires.
Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou queda de 0,08% em julho em relação a junho e alta de 5,15% ante julho de 2011.
De acordo com o superintendente, além da forte base de comparação, julho também confirmou uma mudança nos hábitos do brasileiros, que estão optando por itens de maior valor agregado “Alguns itens básicos tiveram queda de vendas, embora os preços tenham apresentado alta como o caso do arroz, óleo de soja, massas e biscoitos.” No ano até julho as vendas dos supermercados acumulam alta de 5,80% ante igual intervalo de 2011.