Vendas do varejo voltam a subir

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 0,9% em janeiro, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado compensa a queda de 0,5% registrado em dezembro.

Na comparação com janeiro de 2017, sem ajuste sazonal, a atividade do varejo teve alta de 3,2% em janeiro. As vendas dos supermercados subiram 3,1% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2017, dando a maior contribuição positiva para o avanço de 3,2% registrado pelo varejo no período.

Em relação a janeiro do ano passado, seis das oito atividades registraram melhora em janeiro deste ano. Além de supermercados, houve expansão significativa também em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,5%); Móveis e eletrodomésticos (5,3%); e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5,4%).

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas cresceram 6,5%. O setor de veículos e motos, partes e peças avançou 18,2%, enquanto material de construção subiu 7,3%. De acordo com os economistas, o cenário prossegue favorável para o consumo, ainda que com algumas limitações, como o desemprego elevado.

Facebook
Twitter
LinkedIn