O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp anunciou nesta quinta-feira, 25, uma grande mudança em seus termos de serviço e em sua política de privacidade. Um aspecto importante dessa mudança se refere ao primeiro passo do WhatsApp para tornar o serviço rentável. Atualmente, o serviço não tem receita, uma vez que não cobra pelo acesso dos usuários, mas também não exibe publicidade de terceiros dentro do aplicativo. Segundo o WhatsApp, nos próximos meses, a empresa vai começar a testar novas ferramentas que serão oferecidas à empresas. O objetivo será intermediar a comunicação entre marcas e seus consumidores, algo que já acontece dentro do aplicativo de maneira informal.
Ainda não há uma data para o lançamento dos primeiros recursos para empresas. “Nós precisávamos alterar os termos de uso antes”, disse Matt Steinfield, diretor de comunicação global do aplicativo. “Porque até agora não permitíamos que as empresas usassem o serviço.” A restrição tem levado a empresa a excluir do serviço diversos números de celulares usados por empresas para distribuir propagandas — até mesmo veículos de comunicação que passaram a usar o serviço para distribuição de notícias têm sido bloqueados pela rede social.
Nos novos termos de uso, a empresa dá algumas dicas de como o WhatsApp para empresas vai funcionar e tudo indica que será de forma bastante parecida com o Facebook Messenger. A empresa afirma que “irá explorar novas maneiras para que as pessoas possam se comunicar com empresas no WhatsApp”. Entre os exemplos citados, a companhia afirma que o usuário poderá receber alertas sobre entrega de pedidos, informações do status de voo ou um recibo de um produto que adquiriu.
Ao que parece, algumas dessas informações poderão ser enviadas não por pessoas, mas por robôs virtuais que vão se comunicar com os consumidores por meio dos aplicativos de mensagens. O movimento é óbvio uma vez que o Facebook já desenvolveu a tecnologia para seu mensageiro e diversas empresas — que vão de operadoras de telecomunicações a companhias aéreas — já desenvolveram robôs específicos para interagir com os clientes por meio da rede social.