Visando representatividade para os trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Catalão (SIMECAT) participou efetivamente da campanha política que se encerrou ontem (07). O sindicato lançou quatro candidatos em Catalão e na região e obteve um resultado satisfatório.
Três membros do SIMECAT tiveram êxito nestas eleições. Os diretores Dercílio (PSC) e Jorginho (PTB) se elegeram vereadores nas cidades de Anhanguera e Ouvidor, respectivamente. Sendo que foram os mais bem votados em seus municípios. Já o diretor Rodrigão (PSDB) será o vice-prefeito de Catalão, juntamente com o prefeito eleito Jardel Sebba, deputado e atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás. Ambos são trabalhadores da empresa Mitsubishi.
Em Ouvidor, por exemplo, é a primeira vez que um trabalhador do chão de fábrica assume uma cadeira na Câmara Municipal. “É inédito na história da minha cidade um representante do movimento sindical ocupar uma vaga de vereador. É uma vitória dos trabalhadores”, afirma Jorginho.
O presidente do Simecat, Carlos Albino de Rezende Júnior, considera importante e essencial a atitude do cidadão em eleger alguém da classe trabalhadora. Só assim projetos voltados para a categoria serão viabilizados. “Os trabalhadores precisam de alguém para representá-los, pois sabemos que a maioria das vagas são ocupadas por patrões e empresários. Confio no potencial dos meus companheiros eleitos. Com certeza eles vão nos representar muito bem”, ressalta.
Desde 2008, o Simecat já contava com uma liderança na Câmara de Catalão. O vice-prefeito eleito, Rodrigão, assumiu a vaga de vereador sendo o mais bem votado do seu partido na época. Ele também é o presidente da Força Sindical Goiás.
Outro membro do Simecat, o Bil, também concorreu ao pleito para vereador em Catalão. Apesar de conquistar uma votação expressiva, não se elegeu.